Últimas Postagens :

domingo, 7 de abril de 2013

Alterar a extensão de vários arquivos no Windows

Mudar a extensão de um arquivo pode ser fácil, mas se pode se tornar trabalhoso quando são mais de um arquivo. E nessa postagem vou ensinar como fazer isso sem trabalho nenhum!

Pra explicar vou usar um exemplo que sempre me deparo, sites de download fazem o upload de arquivos com uma extensão diferente e, o usuário que baixa-lo, após concluído o download, deve mudar essa extensão para outra, e assim conseguir executar o arquivo. E o exemplo que vou usar é como mudar arquivos ".anb" para ".rar".

A maneira mais fácil de se fazer é criar uma pasta no seu disco rígido(C:\), e colocar todos os arquivos que você quer mudar a extensão. Nesse caso vamos colocar o nome da pasta de Teste.

Agora precisamos localizar e abrir o Prompt de Comando no seu Windows, geralmente o atalho fica em Menu Iniciar-->;Todos os Programas-->;Acessórios. Depois de localiza-lo, execute o programa.

O programa vai abrir e quem já conhece é bem simples, apenas digite um comando que ele irá executar se estiver certo. Digite cd C:\Teste, e aperte Enter. Na outra linha que irá aparecer C:\Teste ( caso apareça a mensagem "O sistema não pode encontrar o caminho especificado.", veja se você não digitou errado).

Agora digite exatamente isso: rename *.anb *.rar

Espere um pouco, depois vá até a pasta Teste e veja se a extensão dos arquivos foram mudados.

Aprofundando no Assunto


  • Preferi explicar de modo mais fácil, começando criar a pasta no disco rígido(C:\), isso porque na hora de digitar no Prompt de Comando fica bem mais fácil, só precisamos colocar o cd C:\NomedaPasta. Se sua pasta estiver por exemplo, no Desktop, o caminho seria (C:\Users\NomedoUsuário\Desktop\NomedaPasta) e muito mais complicado e demorado de digitar no Prompt.
  • As extensões ".anb" e ".rar" foram apenas exemplos, você pode mudar qualquer extensão que quiser.
  • Preste bastante atenção quando for digitar a extensão, lembrando sempre colocar o "." (ponto) antes.

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta?;)